quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Animações e Psiquiatria


Animações e Psiquiatria
Os filmes infantis de animação têm trazido com freqüência personagens com transtornos psiquiátricos.
O mais representativo deles, e na minha opinião o melhor filme, é “Procurando Nemo”. O filme é um verdadeiro compêndio de psiquiatria, mostra pacientes com transtornos diversos de uma forma divertida e leve. A mais famosa é a Dory, uma peixinha que tem amnésia e provoca boas risadas durante o filme por não se lembrar pra onde está indo, nem com quem está.
O pai do Nemo sofre de transtorno de estresse pós traumático após ter sofrido uma triste situação com sua esposa e seus filhos, que foram devorados. Desse fato, restou apenas o Nemo, que acaba sendo criado de uma forma super protetora pelo pai. Desde o episódio do ataque, o pai não ultrapassa mais aqueles limites do território.
O tubarão viciado em comer peixe é uma alegoria dos alcoólatras. Ele tenta parar e freqüenta uma sociedade que funciona de forma idêntica aos alcoólicos anônimos.
A sobrinha do dentista que tem o aquário é uma verdadeira sádica e sua diversão é destruir os animais que possui, ao invés de cuidar deles.
Madagascar: a Girafa faz um personagem hipocondríaco e com a personalidade ansiosa.
Sem Floresta: o Esquilo tem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Chapeuzinho Vermelho: o Esquilo também tem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Selvagem: o Leão sofre de um transtorno de estresse pós-traumático adquirido na infância e não consegue enfrentar seus medos quando chega a floresta de verdade.
É interessante notar que essa freqüência aumentada de personagens com TDAH, corresponde ao período de aumento da freqüência deste diagnostico nas crianças dos EUA, se tornando um diagnostico freqüente e bem conhecido pelos americanos
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que interessante!!!
Eu nunca tive essa percepção.
Vou passar a prestar mais a atenção.
(:

Adriano Amaral de Aguiar disse...

Ótima observação! Não tinha reparado que esse filme é um belo exemplo de como os diagnósticos psiquiátricos estão sendo difundidos na cultura. Também sou psiquiatra e escrevi um artigo sobre isso em meu blog BRAINSTORM(www.psiquiatriaesubjetividade.blogspot.com) cujo título do post é "disease mongering". Dá uma olhada lá!

Unknown disse...

Olá equipe Faces do Cinema,


Somos da Assessoria de imprensa do Festival Cel.U.Cine de micrometragem.

Gostaríamos de enviar à vocês nossa matéria sobre o andamento da 2ª etapa do festival.

Ficamos agradecidos retornando este email para nós.


Desde já, nosso muito obrigado.


Festival Cel.U.Cine | http://celucine.com.br